AGENDE AULA EXPERIMENTAL
(43) 99932-9942
(43) 3304-3424
Introdução ao Projeto Pedagógico
Nosso Projeto Pedagógico está fundamentado na Teoria da Autodeterminação e do Construcionismo, as duas teorias têm muitos pontos em comum, ambas incentivam a liberdade de escolha e o respeito a iniciativa do aluno para facilitar o processo de aprendizado. Além disso, o Construcionismo destaca a importância do uso de material tangível, ou seja concreto, como por exemplo os kits da Lego como instrumento de apoio. Abaixo segue um resumo das necessidades psicológicas básicas da Teoria da Autodeterminação . Para detalhes veja a nossa página Teorias.
Teoria da Autodeterminação
A teoria da Autodeterminação estuda a motivação humana e facilita a compreensão das interações do aluno no ambiente escolar. Ela afirma que o aprendiz possui necessidades psicológicas básicas para que o aprendizado ocorra de forma adequada. São elas: a autonomia, a competência e o pertencimento. Veja um resumo a seguir.
Autonomia
A necessidade psicológica básica de autonomia é no sentido do aluno possuir escolhas. A percepção de que ele tem autonomia de escolha da atividade é decisiva. Por isso, nossas aulas são personalizadas e os alunos tem a liberdade para escolher seus próprios projetos. Nas aulas de robótica é usado um kit por aluno e nas de desenho os alunos escolhem seus temas preferidos.
Competência
A necessidade psicológica básica de competência está vinculada ao grau de dificuldade da tarefa. Relaciona-se ao nível de dificuldade adequado. A atividade não deve ser muito difícil ou muito fácil deve estar perfeitamente ajustada ao aluno. Por essa razão, nossas turmas são reduzidas, conhecer o nível de desenvolvimento de cada aluno é fundamental.
Pertencimento
A necessidade psicológica básica de pertencimento diz respeito ao estabelecimento de vínculos afetivos e mantê-los de modo duradouro. Por esse motivo, a relação do aluno com os colegas de turma e o professor deve ser a melhor possível. Razão pela qual os alunos são incentivados a compartilhar projetos e cooperar com grupo através jogos e específicos.
A necessidade psicológica básica de autonomia é no sentido do aluno possuir escolhas. A percepção de que ele tem autonomia de escolha da atividade é decisiva. Por isso, nossas aulas são personalizadas e os alunos tem a liberdade para escolher seus próprios projetos. Nas aulas de robótica é usado um kit por aluno e nas de desenho os alunos escolhem seus temas preferidos.